domingo, 30 de setembro de 2012

Oktoberfest


Olá a todos! Como foi o vosso fim-de-semana? Descansaram muito? Bem, eu cá não parei por um segundo! Este fim-de-semana deixou-me de rastos!

Sexta-feira saímos de casa com a mochila às costas e dirigimos-nos ao ponto de encontro onde se iriam juntar todos os erasmus!
Enquanto estávamos a espera do autocarro, conhecemos a Melissa, uma portuguesa com a qual já tinha conversado via facebook, mas que ainda não tinha conhecido pessoalmente. Ela já cá anda há algum tempinho. Fez o erasmus como nós e agora está a tirar o mestrado. Seguiram-se então à dela, mais umas quantas apresentações de uma série de alunos portugueses, brasileiros & companhia! Resumindo e concluindo, em poucos minutos ficámos ali a conhecer um imenso leque de caras novas!
Finalmente, depois de alguns contratempos com os quais já todos contávamos, conseguimos embarcar no autocarro e seguir rumo a Munique!
A viagem foi terrível! Não preguei olho a noite inteira! Estava um frio de rachar, mas o condutor do autocarro não partilhava da mesma ideia e, portanto, decidiu manter o ar condicionado ligado durante toda a viagem… Obrigada meu senhor, muito obrigada!
Chegámos a Munique por volta das 9h00 e eu desejei fervorosamente ter levado o meu casacão comigo! Infelizmente isso não aconteceu, mas também não me estragou o dia!
Já no festival, o ambiente estava óptimo! As pessoas pareciam não sentir uma pinga de frio e andavam pelas ruas vestidas a rigor! As tendas de cerveja eram gigantescas, enormes edifícios onde reinava a cavaqueira! Pelas ruas, inúmeras barraquinhas de onde emanava um cheirinho que fazia água na boca!
Entretanto, o nosso grupo de erasmus tomou conta de uma das tendas do festival e ocupou mais de metade das mesas exteriores.
Iniciou-se assim um vai e vem de canecas de cerveja que chegavam cheias e partiam vazias das nossas mesas! Ao longo da manhã cantámos, falámos, rimos e bebemos muito! Bebemos ponto e vírgula. Eu cá só dei uns golinhos vindos daqui e dacolá que, mesmo assim, me levaram até a uma fila assustadoramente colossal de meninas à espera para entrar na casa de banho. Pois é meus amigos, isto de beber litros e litros de cerveja tem os seus contratempos.
Já lá para as 14h00 da tarde, reuniram-se alguns alunos para fazer uma visita guiada pela cidade de Munique. Infelizmente o tempo não ajudou e, a meio da viagem, desencadeou-se uma terrível chuvada que nos fez abrigar no MacDonald’s mais próximo.
Esperámos que a chuva passasse mas aquele temporal tinha vindo para ficar. Tentámos então entrar para dentro de uma das tendas do festival, mas estava totalmente lotada e os seguranças não pareciam ter pena das pessoas que esperavam à porta. Desistimos e retomamos o local anterior.
A tarde foi passada metade a fugir da chuva, metade à conversa com o pessoal que íamos encontrando.
Voltámos enfim ao autocarro, completamente ensopados, super cansados e desejosos por um banho quente!
A viagem de retorno não foi melhor que a da vinda. Apesar desta vez termos viajado com o aquecimento ligado, não foi suficiente para aquecer o chão, o que me fez passar a viagem inteira com os pés em cima do banco da frente (já agora, peço desculpa por qualquer incómodo). Às 8h30 da manhã estávamos de volta a Milão e ao nosso apartamento. Depois de um banho quente, fechámos todas as cortinas e caímos esgotadas nas camas.
Acordámos lá para as 14h00 e passámos o resto do dia numa moleza total!

Hoje esperamos que o sono nos recarregue todas as baterias para o inicio de mais uma semana Milanesa. Portanto vou ter que vos deixar por agora, mas ficam aqui algumas imagens do Oktoberfest de 2012!
A todos um bom início de semana e até ao próximo post!

With love from Munique






 












sexta-feira, 28 de setembro de 2012

E a festa não pára, ufa!

Bom dia a todos!
Mais uma vez, a noite de ontem não foi bem o que estávamos à espera e, portanto, não vim aqui rabiscar nada. No entanto, cá estou eu agora, para vos contar todas as novidades que têm perdido.
Ontem o dia passou-se bem, sem grandes problemas ou complicações. Mais para a noite, estávamos nós a acabar de jantar, quando o Alex (o japonês que fala brasileiro) nos convidou para irmos com ele a uma discoteca da qual já tínhamos ouvido falar muito bem: Le Banque. 
Num minuto vestimos-nos e no outro pusemos-nos à porta de casa... bem, as meninas sabem bem que não foi assim. Nenhuma menina que se prese consegue demorar menos de meia hora a decidir o que vestir, calçar, pentear, maquilhar, etc. Muito menos se o destino da noite for uma festa de erasmus, numa das discotecas mais "badaladas" aqui do sítio!
Pois bem, depois de uma hora em correria pela casa à procura da perfeição, descemos as escadas e encontrámos-nos com o Alex. Queríamos chegar antes da uma da manhã para não pagarmos a entrada. No entanto, chegadas ao local, percebemos que seria impossível, pois a fila quase dava a volta ao quarteirão! 
Quando entrámos ficámos deslumbradas. De facto as instalações eram lindas! Adorámos tudo e divertimos-nos bastante. Contudo tivemos abandonar o local às 3h30, pois ainda nos esperava um longo caminho a pé até casa, que me deixou os pés num autêntico oito! 

Enfim, valeu a pena...










A próxima celebração é já amanhã: OKTOBERFEST!
Volto a escrever-vos no domingo. Muitos beijinhos e um bom fim de semana para todos!

With love from Milano

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vivendo la vida loca

Olá a todos os meninos e meninas que ainda não se fartaram de ler o meu blogue! Afinal de contas, quem se poderia fartar?!
Bem, ontem não escrevi nada porque os planos para a nossa noite foram um bocadinho alterados e, quando cheguei a casa, já não tinha a cabeça em condições para rabiscar o que quer que fosse. Calma, já vão perceber mais lá para a frente.
Pois bem, o nosso dia de ontem começou connosco a correr desvairadas, de um lado para o outro, na procura de um ponto da ESN (a tal associação dedicada a ajudar os alunos de erasmus) onde nos pudéssemos inscrever para o festival Oktoberfest! Finalmente, depois de muito stress, lá conseguimos alcançar o nosso objectivo.
Agora, relativamente ao festival: o Oktoberfest é nem mais nem menos que o maior festival de cerveja na Alemanha, em Munique! Ainda me lembro quando o meu pai lá foi e, passado uns dias, voltar todo satisfeito! Ora bem, agora chegou a altura da menina (eu) fazer o mesmo que o papá! A partida é esta sexta (2 8 de Setembro) e mal posso esperar! Ficamos lá o fim-de-semana e voltamos dia 30, para vos poder contar todas as novidades!
Entretanto, enquanto nos inscrevíamos, tivemos conhecimento de um jantar que se iria realizar para os alunos de erasmus: 10 euros, 2 bebidas e buffet! Voltámos a casa para lanchar e descansar um pouco, partindo em seguida com destino a Loolapaloosa (o restaurante).
Pelo caminho fomos imaginando o ambiente: uma tascazita, com uns aperitivos quais quer e cerveja/sangria para ajudar a empurrar. Pois é meus caros, errado! Nada disso! Ao chegarmos ao local percebemos que o Loolapaloosa era, afinal de contas, uma espécie de aperitivo/happy hour/coktail bar/discoteca, etc., etc., etc.
Entrámos, agarrámos num pratinho e começámos a servir-nos. Com o prato cheio até cima, sentámo-nos e apreciamos o nosso manjar. Seguiram-se então as duas bebidas que vinham incluídas no jantar. A primeria: daiquiri de morango. A segunda, não sei bem dizer o nome, pois deixámos ao critério do barman. Mas tenho-vos a dizer que me agradou bastante.
Quanto ao resto da noite não vou poder adiantar muito mais pormenores, não querendo eu correr o risco de ferir susceptibilidades (mãe, pai, esta é para vocês). Contudo, ficam a saber que passámos um serão muito animado! Noite milanesa: APROVADA!
Regressámos então a casa, estoiradas e com imensa vontade de nos deitarmos!
Hoje acordámos cedo com o objectivo de visitar um outlet, cujas lojas nos cativaram bastante. No entanto, depois de descobrirmos que o mesmo se situava na Suíça e que teríamos de despender 40 euros para nos dirigirmos até lá, esquecemos a ideia e voltámos para o nosso vale de lençóis. Entretanto decidimos ir dar um passeio a meio da tarde e começou a chover torrencialmente, o que me fez despender mais uns tostões na compra de um guarda-chuva.
Voltámos então a casa e neste momento estamos a preparar o nosso jantar: sopa de ervilhas! E para rematar uma taça de cereais com iogurte e fruta.

Vá, agora tenho de ir jantar. Deixo-vos aqui algumas fotografias da noite de ontem. Muitos beijinhos e uma boa refeição para todos!

With love from Milano





Os Daiquiris de morango


As meninas da casa mais a Majo (mexicana) e duas meninas brasileiras


Loolapaloosa

Tugas na noite de Milão


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Galinhas madrugadoras


A manhã de hoje foi terrível! Já há alguns mesitos que não acordava às 7h00 da manhã para ir à faculdade. Mas bem, foi mesmo isso que aconteceu!
Numa 2ª feira, bem de manhãzinha, quatro estudantes levantaram-se das suas camas e cambalearam a custo pela porta do quarto até à cozinha. Depois de repostas as suas energias, puseram-se numa correria pela casa inteira, cheias de pressa para sair e tomar o seu caminho até à Faculdade de Bovisa, com esperança de serem as primeiras a ser atendidas na secretaria. 
Bem, na verdade não fomos as primeiras, mas conseguimos manter uma boa distância do último lugar. Com a senha número 13 (de entre 37) fui atendida por volta das 14h30 da tarde, depois de 5 horas e meia à espera… Ai, como eu adoro esperar em filas intermináveis de pessoas que se demoram meia hora no balcão de atendimento!
Enfim, o único aspecto positivo de toda esta demora foi mesmo o facto de termos encontrado mais dois lusitanos em solo Italiano. Ah pois é! A Teresa, estudante do Porto, e o Afonso, estudante de Lisboa. Bem, e nem preciso de vos contar mais nada. Todos sabemos a festa que os portugueses fazem quando se cruzam em terras desconhecidas!
Depois de finalmente estarmos todas atendidas dirigimo-nos a Cadorna para tratarmos do nosso passe. Ficámos então a saber que, depois de encomendado, o mesmo só estaria pronto dali a duas semanas, o que nos fez prever mais uns tempinhos de longos passeios a pé pelas ruas da cidade.
Por fim, antes de regressarmos a casa, passámos por uma loja de telemóveis onde comprei um simpático (e barato) Alcatel, onde colocarei o meu novo cartão italiano. O número divulgarei mais tarde através de mensagens privadas. Sim meus caros! Não estavam à espera que o estampasse aqui em público, correndo o risco de um tarado qualquer o apontar e chatear-me durante um ano inteiro! Ai não, não, não!
Amanhã temos ainda de tratar de um outro assunto que hoje não ficou resolvido: a inscrição no Oktoberfest! Festival que nos anda a tirar o sono à noite!

Bem, meninos  e meninas, hoje fico-me por aqui. Amanhã falo melhor sobre este festival e explicito todos os pormenores importantes! Por agora, deixo-vos uma imagem do meu novíssimo e super avançado… Alcatel! Muitos beijinhos!

With love from Milano



domingo, 23 de setembro de 2012

Final de semana

Buonasera meus amigos!
Ontem não consegui vir ao blogue deixar-vos uma mensagem porque a internet aqui em casa está cada vez mais escassa! Portanto hoje estou a escrever-vos do hall da entrada, o único local onde tenho uma conexão decente!
Ontem saímos pela primeira vez à descoberta da noite milanesa. Descemos as escadas do prédio, saímos pela porta principal e fomos averiguar o aspecto dos bares e cafés aqui da zona. Escolhemos aquele que nos pareceu mais animado, sentámo-nos e observámos a carta… Caríssimo! Tudo caríssimo! Um cocktail: 7euros; um jarro de sangria: 24 euros; vinhos é melhor nem falar neles e café não serviam. Enfim, as minhas colegas decidiram-se por uma (mini ) caneca de cerveja que as fez desembolsar 3,50 euros cada… Pois é meus amigos, a inflação em Portugal não pára de aumentar, mas a “birra” mantém-se boa e barata, para quem aprecia. O que não é o meu caso, pelo que me fiquei só pela companhia e decidi não consumir, facto que costuma acontecer frequentemente.
Em seguida retomámos a casa, deitámos-nos na cama e só acordámos no dia seguinte às 12h00. Eu sei, eu sei, que injustiça para aqueles que trabalham e estudam neste momento. C'est la vie, daqui a uns dias também eu estarei na vossa posição, portanto deixem-me aproveitar enquanto é tempo.
O resto do dia foi uma total pasmaceira! Mantivemos-nos por casa a ver séries, filmes, ouvir música, enfim, resumindo e concluindo, nada de muito produtivo!
Amanhã começa uma nova semana e com ela chegam novos assuntos dos quais temos de tratar. 
Então vamos lá ver, planos para segunda feira: Ponto número um, ir até à faculdade tratar da certificação para fazermos o passe de transportes. Ponto número dois, fazermos o passe. Finalmente, ponto número três, inscrevermos-nos no Oktoberfest!

Por hoje é tudo. Muitos beijinhos para todos!

With love from Milano

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Turistas na cidade


Entrada da Zara





Piazza Duomo

A Vittorio Emanuele II


Catedral Duomo

Dentro da Catedral Duomo

Ragazze na Piazza Duomo

Hoje decidimos interpretar o nosso papel de turistas na cidade! Pegámos nas malas e viemos armadas até aos dentes com máquinas fotográficas, muita energia e vontade de descobrir e ver coisas novas! Descemos a rua a pé e em 30 minutos pusemos-nos na praça principal de Milão, a Piazza Duomo. Fomos dar um passeio pelas lojas (claro que fomos) e pelas ruas da cidade, onde ficámos deslumbradas com um espectáculo de ilusionismo ao ar livre, lindo! Em seguida fomos visitar uma mini exposição de arte e a famosa Catedral Duomo!! Bem, nem consigo descrever a beleza daquele monumento... Incrível!
Finalmente regressámos a casa e depois de termos o jantar feito decidimos ir dar uma corridinha, para não perder o ritmo! Isto com pasta italiana por todo o lado, todo o cuidado é pouco!
Já há noitinha chegou-nos aqui a casa uma nova encomenda: a Carolina, a estudante portuguesa que nos faltava para finalizar o quarteto de "tugas" que vai dividir estadia cá em casa!

Bem, por hoje é tudo meninos e meninas. Vou dormir que já se faz tarde em Milão!
Muitos beijinhos

With love from Milano

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dolce fare niente

Pois é meus amigos, a doce vida de não fazer nada e dormir a manhã toda! Ah! Que bem me soube repor todas as energias que a cidade me fez gastar nestes últimos dias!
Ontem choveu um pouco em Milão e, como já era de se esperar, hoje o dia arrefeceu um pouquinho mais. Parece-me a mim que os dias de calor já anunciam o seu fim aqui, na cidade da moda! Não tem mal, esteja frio ou esteja calor, não há nada que nos tire este prazer de despreocupação (quase total). Esta agradável sensação de liberdade e cabeça leve. As aulas só começam dia 8 de Outubro e temos de aproveitar cada segundo até os dias de trabalho infindável começarem!
Depois de uma manhã calma no conforto do lar, saímos à rua por volta da 17h00 para tratarmos de uma pequena pedra no nosso sapato: a internet! Nestes últimos dias temos andado a alimentar-nos da internet do nosso vizinho do lado, ou seja, do quarentão que nos arrendou a casa! Ele não se importa de partilhar a sua rede connosco! Não, não! o William está sempre disponível a ajudar no que puder. O problema está, na verdade, na nossa ambição interminável de termos internet sem limites em toda a casa e não apenas na cozinha onde costuma falhar algumas vezes! Afinal de contas, nenhuma jovem de 20 anos aguenta seis meses sem ter no quarto uma conexão sem falhas à internet, para poder tagarelar tudo o que lhe apetecer sem ter ninguém a chatear. Pois é, por esse preciso motivo decidimos ir fazer uma visitinha à loja da "fastweb" para que pudessem solucionar este nosso capricho. Foi durante esse percurso que fizemos uma descoberta maravilhosa: a nossa casinha, que nos parecia tão distante de tudo, encontra-se na verdade a 15 minutos (no máximo) de quase tudo o que é importante para a nossa estadia! Passo a citar: supermercados, cafés, bares, restaurantes, gelatarias, ruas infindáveis de lojas e mais lojas, etc. Esta notícia deixou-nos verdadeiramente felizes pois os bilhetes para os transportes públicos ficam bastante caros sem passe e, portanto, não pudemos abusar muito. Há que ser poupadas e uma caminhada só nos faz bem!
Entretanto, quando estávamos a voltar para casa sentiu-se nas ruas um cheirinho delicioso a pizza acabada de fazer! Ai mãe! Que vontade incrível de pecar e cortar com a alimentação saudável de que me orgulho tanto! Nossa, dêem-me forças para resistir a esta tentação gigante e constante!
No final do dia recebemos uma visita da mãe do nosso senhoria, que também vive aqui ao lado, e que nos trouxe um presente inesperado: uma varinha mágica! Isto tudo porque ontem, quando tentámos fazer a nossa primeira sopa, faltou-nos esse utensílio essencial e decidimos pedi-lo emprestado à nossa vizinha que apenas tinha uma espécie de máquina para fazer batidos. Toda simpática emprestou-nos a máquina e foi assim que fizemos o jantar. Entretanto a senhora precisou do seu utensílio de volta e para nos compensar ofereceu-nos essa linda e útil ferramenta que nos deixou babadas!

Deixo-vos então por último uma fotografia do nosso presente. Uma óptima noite a todos e até amanhã!

With love from Milano



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Donas de casa desesperadas

O prédio

Entrada do prédio

Entrada da casa

A cozinha

A nossa mesa de refeição (cozinha)

A casa de banho

O nosso quarto, meu e da Marisa

A minha cama e secretária

O quarto da Catarina e da Carolina

O nosso almoço: bifinhos com cogumelos

A primeira tentativa de fazer uma sopa

A mesa posta


O prometido é devido! Aqui estão as fotografias da casa de sonho devidamente legendadas!

Hoje o dia foi dedicado à cozinha! Sim, porque nós queremos sair daqui com todos os dotes de uma verdadeira dona de casa! Ou talvez não seja bem assim... Enfim, de qualquer das formas, decidimos pôr em prática tudo o que aprendemos ao longo de vários anos de observação de mães e avós a cozinharem para nós, sem termos de mexer uma palha! Mas hoje não foi bem assim! Hoje pusemos a mão na massa, literalmente, e iniciámos uma jornada na qual tachos, panelas, frigideiras e fogão nos irão acompanhar! 
Primeira tarefa: o almoço. 
Prato do dia: bifinhos com cogumelos acompanhados de arroz e salada mista.
Nhami nhami! Com todos os ingredientes à mão iniciámos o nosso primeiro cozinhado elaborado (não muito elaborado, mas para nós foi uma conquista!) e tenho a dizer-vos que não nos saímos nada mal! O tacho do arroz foi totalmente rapado e os bifinhos estavam deliciosos. A salada sobrou para o jantar, ainda temos alguns problemas com as quantidades.
À noite a tarefa foi ainda mais complicada... uma sopa! Nenhuma das três tinha alguma vez tentado fazer tal prato, mas, tal como as mães dizem, "uma sopa faz-se num instante e não tem nada que saber". Ora bem, cortam-se as courgettes, as cenouras, a cebola e a abóbora, e agora, vai tudo para o tacho! Uma pitada de sal e pronto, seja o que Deus quiser. 
Depois de tudo bem passado e triturado resultou um creme alaranjado bastante sugestivo. A medo tirei uma colher e provei a iguaria... UAU, deliciosa! Pronto, pronto, estou a exagerar. Não estava como a sopinha da mamã, mas para primeira tentativa superou bastante as expectativas. 
Actualmente eu, a Marisa e a Catarina esperamos que a estadia em Milão nos conceda vastos conhecimentos no mundo da culinária, para que mais tarde possamos desistir do curso de design e abrir um restaurante aqui nas redondezas... Calma, calma, ambos sabemos que o meu talento para a cozinha nunca me poderia levar a tanto. Por agora ficamos-nos com os pratos básicos, quem sabe quando voltarmos não cozinhamos para vocês um Fettuccine à Carbonara, hum? Que vos parece?
Por hoje é tudo. Muitos beijinhos e uma boa noite para todo o Portugal amigo!

With love from Milano